Região do Vale do Mucuri
perde o empreendedor Levy Pinheiro Cangussu
Reprodução - Diário do Mucuri
Quarta, 27/10/2021, às 08h34min - Vanessa Fernandes

Foto de Levy Pinheiro Cangussu , sua filha e sua esposa- FALECIMENTO
IMAGEM DA INTERNET
As cidades de Carlos Chagas e Pavão (no Vale do Mucuri, Minas Gerais) e região perderam um dos seus maiores baluartes. Faleceu Levy Pinheiro Cangussu, patriarca regional da Família Cangussu. O óbito aconteceu no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, às 20h15 do último dia 23 (10/21), sábado. “Não houve sofrimento, sem agitação, fez uma passagem com tranquilidade, como se estivesse dormindo” – informou o médico Dr. Anselmo, daquela casa de saúde.
Um velório foi realizado, no dia 24, no Cemitério Renascer, em Belo Horizonte. Em seguida, o corpo foi removido para Carlos Chagas, onde em novo velório, à noite, recebeu a visitação de parentes e amigos.
Hoje, Levy Pinheiro Cangussu foi levado para a Vila Levy, região das Capoeiras, onde, às 16h, foi sepultado. Natural de Espinosa (Norte de Minas), contava 93 anos de idade ao falecer.
Veio para Pavão e Carlos Chagas trazido pelos pais Belarmino Pinheiro Cangussu/Joana ainda jovem, numa das levas de migrantes que juntaram também os Gonçalves de Souza, os Dantas e os Almeida em busca de novas oportunidades. Levy soube aproveitá-las a contento. Ele deixa a viúva Joanira Alves Pinheiro, oito filhos biológicos, duas filhas adotivas, 23 netos e 14 bisnetos.
DE TROPEIRO A EMPREENDEDOR
Não há grandes diferenças entre um tropeiro e um empreendedor. No âmbito da Economia, Levy Pinheiro Cangussu foi os dois com sucesso. Os incipientes Vales do Mucuri e do Jequitinhonha foram testemunhas dos bons serviços prestados por esse que foi um dos primeiros responsáveis pelo transporte de cargas na região. Posteriormente, migrou para o setor ruralista.
Prosseguindo, ampliou suas atividades com empreendimentos de porte em outras áreas, sendo um dos responsáveis pela DEGAL – Usina de Álcool Gavião Ltda. Também empreendeu com a SOPEC, indústria voltada para a suplementação alimentar de animais de grande porte (vacuns, cavalares e muares).
Fazendeiro de sucesso na região, empreendeu também nos Estados do Pará e do Maranhão, onde dezenas de famílias dos Pinheiro e dos Cangussu iniciaram e consolidaram iniciativas bem sucedidas. Na política, foi vereador à Câmara Municipal de Carlos Chagas, prestando apoio e serviços a diversas comunidades. Levy Pinheiro Cangussu é insubstituível, mas seus filhos estão sabendo preencher diversos vazios deixados.
AMADO NA FAMÍLIA
Levy Pinheiro Cangussu foi amado por todos que o conheceram. Na Família, era um exemplo. Sua nora Gláucia Nacur Cangussu, esposa do professor Mauroni Cangussu, escreveu o texto que se segue: “Levy Cangussu, uma constelação de bondade, subiu ao céu. Sua sabedoria não vinha das letras, pois a vida não lhe proporcionou tal feito. No entanto, todos éramos atentos aos seus ensinamentos!!!
Era um empreendedor nato. Começou como humilde comerciante tropeiro, que, com trabalho, coragem e determinação, criou uma grande família e contribuiu para desenvolvimento de uma pecuária sustentável na Fazenda Palestina, desafiando e derrubando preconceitos arraigados no meio rural.
Siga nos vigiando e nos abençoando, meu querido! Saudades, saudades…”

.jpeg)
